quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Multi, Inter e Transdisciplinariedade



Estes conceitos são muito utilizados em nossa prática cotidiana, porém percebi que nem sempre sabemos exatamente o limite  e sua diferença de cada um deles.

É interessante iniciar este debate definindo o que é disciplina. Esta pode ser entendida como um conjunto de conhecimentos específicos sobre determinado campo de estudo. Também chamado de matéria, aula ou cadeira.

Estas disciplinas podem interagir com outras, especialmente se possuem conteúdos muito próximos. Assim, por exemplo, anatomia e cinesiologia; matemática e física, propedêutica e clínica e tantas outras. Estas interações podem se dar de 4 formas:

1. Multidisciplinar
2. Interdisciplinar
3. Transdisciplinar
4. Pluridisciplinar


* Multidisciplinariedade - Caracteriza-se pela ocorrência de diversas disciplinas em torno de uma situação-problema, porém estas disciplinas não dialogam entre si. Um exemplo interessante seria uma clínica onde um paciente seja atendido por diversas profissões como a fisioterapia, fonoaudiologia, médico e psicologia, todavia essas disciplinas atuam pontualmente apenas para resolver a solução paciente no âmbito da profissão específica de forma que nenhum dos profissionais conversam e acerca da problemática do paciente sobre como melhor resolver. Outro exemplo interessante é o aprendizado isolado de cada disciplina como a neurologia, geriatria, anatomia.Aqui ressalto que entendo a necessidade de subdividir para melhorar explorar, o que muitas escolas hoje o fazem, contudo é interessante não perder de vista a noção do todo.

 

*Pluridisciplinariedade - É caracterizada pelo efetivo relacionamento entre as disciplinas.  Nesse caso o assunto é estudado em diversas disciplinas ao mesmo tempo. Aqui permanece a idéia de complementariedade e assim uma área do saber complementa a outra área acerca do debate de um tema. Nesse caso não há uma equipe de supervisão a própria síntese é realizada pelos anos.






* Interdisciplinariedade - Nesta situação, levando em consideração o diálogo entre as disciplinas, há uma interação relevante entre as disciplinas. Acontece, portanto, o estabelecimento dos canais de comunicação e a tarefa passa a ser desempenhada conjuntamente, há ainda uma equipe de supervisão ou uma equipe que faça a síntese da discussão da temática. Para melhor visualizar, pensando numa equipe que trabalhe com a temática de algologia (estudo da dor crônica) podem haver profissionais do campo da psicologia, medicina, fisioterapia e se estes profissionais se reunem para discutir as suas condutas para melhor resolver a questão da saúde do paciente e o fazem sistematicamente, pode-se dizer que atuam de forma interdisciplinar. Outra situação interessante e que tem sido frequente é que com a reforma das matrizes curriculares algumas faculdades modificaram a formatação de suas disciplinas e passaram a utilizar o método PBL, e optaram pela "disciplina" biomorfofuncional onde há uma junção de diversas matérias dentre elas biologia, anatomia, fisiologia. E segundo a regra deve haver momentos em que todos os professores dão aula conjuntamente para discutir alguma situação-problema. 



* Transdisciplinar -  Busca superar o limite entre as disciplinas, o forte aqui é a interação entre as disciplinas porém não há fronteiras entre as disciplinas. Ocorre então uma interação global entre todas as disciplinas.




 
Referências

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832007000200005&script=sci_arttext
 

http://osmurosdaescola.wordpress.com/2011/07/06/multi-pluri-trans-inter-mas-o-que-e-tudo-isso/
 

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