Boa noite fisionautas,
Coloco a disposição para possível discussão meus comentários da segunda parte da Prova Comentada Residência Multiprofissional da UFTM. Ratifico que é uma prova antiga porém bem elaborada.
11. Analise as afirmações e assinale V
(Verdadeiro) ou F (Falso).
(V ) A estratégia de Saúde da Família tem, entre outros objetivos, a
reorganização da Atenção Básica no país.
(F ) A educação permanente dos profissionais da Atenção Básica é de responsabilidade do Ministério
da Saúde.
(V ) Fluxos de referência e contrarreferência ambulatorial e
hospitalar, aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico,
são exemplos de recursos necessários à implantação das Equipes de Saúde da
Família.
(V ) A estratégia de Saúde da Família deve ser um espaço de
construção de cidadania.
A sequência correta, de
cima para baixo, é
(A) V; V; V; V.
(B) F; F; V; V.
(C) V; F; V; V.
(D) F; F; F; F.
(E) F; V; F; V.
Comentário:
A resposta correta é a letra
C.
A ESF tem entre seus
diversos objetivos a reorganização da atenção básica e responder aos desafios
que estão implantados para a equidade em saúde.
Quanto a responsabilidade
para a educação permanente dos profissionais, está é responsabilidade da
secretaria municipal para as cidades com mais de 100.000 habitantes e, caso o
município possua menos de 100.000 habitantes o órgão responsável é a secretaria
estadual de saúde.
A assertiva III está
descrita na Política Nacional de Atenção Básica, o documento refere que para a
implantação alguns pré-requisitos para a implantação da UBS dentre eles:
1. Existência de equipe
multiprofissional em saúde da família com cobertura de no máximo 4000 e
preferencialmente 3000 habitantes por equipe.
2. Agente comunitário de
saúde (ACS) suficiente para cobrir toda a população adscrita com no máximo 12
ACS por equipe de SF(saúde da família) e 750 habitantes por ACS.
3. Existência de UBS com
cadastro nacional de estabelecimentos de saúde.
4. Garantia de fluxo de
referência e contrarreferência aos serviços hospitalares, aos serviços especializados, de apoio
diagnóstico e terapêutico.
5. Existência e manutenção
regular de estoque de insumo para o funcionamento da unidade.
12. De acordo com a Política Nacional de Atenção
Básica, entre outras responsabilidades, é atribuição
comum a todos os profissionais das
equipes de saúde da família, de saúde bucal e agentes comunitários de saúde:
(A) realizar diagnóstico
com o objetivo de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.
(B) realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de
notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.
(C) realizar assistência integral aos indivíduos e famílias em todas as
fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e idosos.
(D) encaminhar e orientar
usuários a outros níveis de assistência, quando necessário,
responsabilizando-se pelo acompanhamento do usuário e o seguimento do tratamento.
(E) planejar e realizar
ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de
risco.
Comentário: A resposta correta, de acordo com o gabarito, é
a letra B.
Para a resolução desta questão acho melhor comentar cada assertiva
especificamente.
A letra A está errada em
virtude de que o diagnóstico é realizado para que futuramente se implante o
planejamento e a programação da saúde como um todo e não apenas a bucal.
A letra C está equivocada,
pois, a política nacional de atenção a saúde relata que a atribuição comum a
todos os profissionais não seria realizar assistência integral mas ações de
saúde integral a população, de acordo com a necessidade da população local. Confesso
que eu marcaria esta como verdadeira.
Quanto à letra D o ideal
seria responsabilizar-se pelo acompanhamento e seguir o tratamento do usuário.
Essa seria a situação ideal. A política nacional de atenção básica refere que
quando o indivíduo necessita de atenção em outros serviços deve ser mantida a
coordenação do cuidado mas não necessariamente isto se reflete seguimento do
tratamento do usuário. Também tive tendência a achar que esta questão estivesse
correta porém não está descrio na Política que esta deva ser uma atribuição
comum.
Já com relação a letra E.
Esta não foi descrita na Política Nacional da Atenção Básica como uma
atribuição comum.
13. No que diz respeito à Política Nacional de
Promoção da Saúde, é atribuição
comum aos gestores federal,
estadual e municipal.
(A) definir e apoiar as
diretrizes políticas relacionadas à capacitação e educação permanente, em
consonância com as realidades locorregionais.
(B) manter articulação com os diversos
municípios para apoio à implantação
e supervisão das ações de promoção da saúde.
(C) reforçar a ação
comunitária, respeitando as diversas identidades culturais.
(D) divulgar a Política
Nacional de Promoção da Saúde.
(E) viabilizar linhas de
financiamento para a promoção da saúde, garantindo
tecnologias adequadas.
Comentário: A resposta correta é a letra D. Divulgar a política nacional de promoção da
saúde é uma atribuição das três esferas,
Letra A = atribuição da
esfera federal
Letra B = atribuição da
esfera estadual
Letra C= atribuição da esfera municipal
Letra E= atribuição da
esfera estadual e federal entretanto, a lei não refere-se a garantir
tecnologias adequadas.
14. É(são) reconhecida(s) como ação(ões) de
promoção da saúde, no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde:
(A) desenvolver campanhas
e intensificar as atividades de coleta de material para o exame de prevenção do
câncer de colo uterino.
(B) a realização de, pelo
menos, seis consultas de pré-natal, sendo que a primeira deve acontecer no
primeiro trimestre de gestação.
(C) atingir 60% de
cobertura para a execução de mamografia entre a população feminina maior de 32
anos.
(D) desenvolver campanhas
de divulgação, estimulando modos de viver saudáveis com o objetivo de reduzir
fatores de risco para as doenças não transmissíveis.
(E) ampliar e fortalecer
os serviços de atendimento pré-hospitalar – APH.
Comentário: A correta é a letra D, todas as outras ações envolvem diagnóstico
e mesmo atendimento com exceção da D.
I. caminhadas e orientação
para a realização de exercícios;
II. dança e capoeira;
III. Tai Chi Chuan e Lian Gong;
IV. Shiatsu e Yoga.
Está correto o indicado em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e IV, apenas.
(D) I, II e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV
Comentário: Todas as assertivas estão corretas. Dessa forma, o gabarito é a letra E. A portaria 154/2008 inclui dentro das práticas corporais as caminhas e orientações para a realização de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas como: a capoeira, danças, tai chi chuan, lian gong, tui-na, shantala, do- in, shiatsu e yoga.
16. Entre os diversos desafios enfrentados na
humanização das práticas de atenção e gestão no SUS, pode-se citar:
(A) a inexistência de
política governamental que oriente as ações necessárias para a humanização do
atendimento das necessidades de saúde.
(B) as resistências
decorrentes da estruturação do sistema de saúde num modelo de administração
transversal.
(C) a necessidade de
ultrapassar os limites, muitas vezes rígidos, dos diferentes saberes que se
ocupam da produção da saúde.
(D) ter como objeto de
atenção apenas os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
(E) a impossibilidade de
atingir as metas estabelecidas.
Comentário: A resposta correta é a letra C.
Acho que a melhor forma de
responder a esta pergunta seria comentando cada uma das assertivas.
Letra A = Errada, há a
política nacional de humanização que orienta estas ações.
Letra B = Fiquei na dúvida
desta, mas, acho que a maior dificuldade não está na estruturação e sim na
implementação. Porque o arcabouço estrutural das políticas geralmente é bem
realizado no Brasil, o difícil é a sua implementação de fato.
Letra C= Acredito que esta
seja a crreta visto que há diversos saberes profissionais que se ocupam da
produção e assistência a saúde. Por exemplo, o modelo médico assistencial
privatista que é um dos modelos hegemônicos no Brasil vai de encontro a
Política Nacional da Humanização (PNH), na medida em que é centrado na clínica,
na demanda espontânea e em serviços especializados o que por sua vez tem o foco
central da doença e não no indivíduo como também não favorece a relação
profissional-paciente. Em última análise, este modelo também não consegue
responder as necessidades sociais. Recomendo
leitura: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&ved=0CEkQFjAD&url=http%3A%2F%2Fversus.otics.org%2Facervo%2Ftextos%2Fmodelos-de-atencao-a-saude-no-brasil-jairnilson-silva-paim%2Fat_download%2Ffile&ei=HUGxUMX7IJGY8gSw7IGYAg&usg=AFQjCNH5BJhUnYs-vC2AZvLbf2ipmDxK2Q
Letra D = A PNH trata dos
indivíduos, em sua totalidade e inseridos na sociedade e estes têm como direito
fundamental, entre outros, a saúde. Portanto, seria simplório dizer que
refere-se apenas aos usuários do SUS.
Letra E = Acredito que
de acordo a conjuntura histórica, exista maior dificuldade de
implementação de algumas ações estratégias para a implementação da PNH.
Entretanto, isto não quer dizer que devemos generalizar como a questão faz. Há
estratégias que podem ser cumpridas, há exemplo do critério de classificação de
risco.
17. Analise as afirmações sobre a humanização das
práticas de atenção e gestão no SUS e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
(V ) A fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os
diferentes profissionais da saúde foi um dos fatores que mostrou a necessidade
da implantação da humanização das práticas de atenção e gestão no SUS.
( V)
O fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as
instâncias gestoras do SUS é um dos princípios norteadores do HumanizaSUS.
( V)
Com a implementação do HumanizaSUS trabalha-se, entre outros itens, para que
todo usuário do SUS saiba quem são os profissionais que cuidam de sua saúde.
Assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(A) F; F; F.
(B) V, V, V.
(C) V; F; V.
(D) V; V; F.
(E) F; F; V
Comentário: O gabarito é a letra B
As relações entre
profissionais de saúde e usuários e profissionais-profissionais foram
desgastando em vista do modelo de saúde hegemônico médico assistencial
privatista. A PNH neste sentido, vem na contra-mão deste processo na medida em
que busca priorizar as necessidades em saúde, na responsabilização do
cuidado ao paciente e principalmente no resgaste entre as relações profissionais e pessoais
estabelecidas. Neste sentido, A ONH busca valorizar o subjetivo e e fortalecer
a construção de novas relações sociais entre os atores da saúde incluindo ai os
co-responsabilidade dos sujeitos, dos profissionais e gestores visando uma
gestão participativa para fazer e promover a saúde.
Leitura Recomendada: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/marco_teorico.pdf
18. O Pacto pela Vida, componente do Pacto pela
Saúde 2006,estabelece um conjunto de compromissos prioritários, com metas
objetivas pactuadas para:
(A) a redução da
mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes ou endemias,
como a dengue e a hanseníase, e a redução das vítimas de câncer de colo de
útero e da mama.
(B) a qualificação dos
processos de descentralização e das ações de planejamento e programação em
saúde e da gestão do trabalho.
(C) aproximação da
sociedade ao SUS e mobilização para a melhoria do sistema.
(D) fortalecimento da
estratégia de Saúde da Família.
(E) consolidação da
implantação da Lei n.º 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção,
proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços
correspondentes e dá outras providências.
Comentário: Acho que para
a resolução desta questão vale a pena comentar um pouco do Pacto pela Saúde e
na seqüência comento sobre o Pacto pela Saúde. Basicamente, o Pacto pela Saúde
é a união de três pactos menos: O pacto pela saúde, o pacto em defesa do sus, e
o pacto pela gestão.
O pacto em defesa da vida,
como o próprio nome já diz são ações pactuadas em prol da vida e objetivam a
redução de riscos em
saúde. Neste pacto
há 6 prioridades pactuadas e elas se referem a:
1. saúde do idoso, 2.
Controle do câncer de colo de útero e mama, 3. Redução da mortalidade infantil
e materna, 4. Fortalecimento da
capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue,
hanseníase, tuberculose, malária e influenza, 5. Promoção da Saúde, 6. Atenção
Básica.
O
desenvolvimento desse instrumento ocorreu a partir das ações preconizadas
(A) pela Política Nacional
de Atenção Básica.
(B) pelo Pacto em Defesa
do SUS.
(C) pela Política Nacional
de Promoção da Saúde.
(D) pelo Pacto de Gestão
do SUS.
(E) pela Política Nacional
de Saúde.
Comentário: A assertiva correta é a letra B. O pacto em defesa do SUS prevê a elaboração e divulgação das
Cartas dos Direitos dos Usuários do SUS.
20. O Pacto de Gestão do SUS, componente do Pacto
pela Saúde 2006, estabelece:
(A) os compromissos
sanitários, expressos em objetivos e metas, que devem ser determinados com base
na análise da situação de saúde da população e das prioridades definidas pelos
gestores federal, estadual e municipal.
(B) as medidas necessárias
para o estabelecimento de prioridades regionais e locais de atenção à saúde e
os indicadores que devem ser utilizados para avaliação.
(C) a nova forma de
transferência de recursos, além de definir as responsabilidades sanitárias da
União, estados e municípios, de modo a contribuir para o fortalecimento da
gestão compartilhada e solidária do Sistema Único de
Saúde.
(D) as medidas de controle
e avaliação de resultados que devem ser adotadas para mensuração do impacto dos
itens pactuados no Pacto pela Saúde 2006.
(E) ações concretas e
articuladas pelas instâncias federal, estadual e municipal no sentido de
reforçar o SUS como política de governo mais do que política de Estado.
Comentário: A letra C está Correta.
Assertiva A e B. Os
compromissos sanitários devem ser expressos no plano de saúde local e as áreas
prioritárias para investimentos são expressas no pacto pela vida.
As medidas de Controle e
os indicadores devem ser revistos anualmente e acordados no termos de
compromisso de gestão assim como devem ser aprovados pelos conselhos de saúde e
fazem parte do pacto de gestão, mas este pacto não estabelece os
indicadores para todo o Brasil, devem ser acordados com referência nas
especificidades regionais.
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